Cancel Preloader

Abril na Biblioteca

  • João Paulo Ramos
  • 19 Dez, 2023
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Já se sente abril nas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio

No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de abril, no dia 11 de dezembro, foi apresentado o projeto “Livro livre”, às turmas de 9º ano, cujos alunos serão coautores do mesmo, juntando-se ao historiador Francisco Bairrão Ruivo e às ilustradoras Danuta Wojciechowska e Joana Paz.
O projeto tem o patrocínio da Câmara Municipal de Esposende e desenvolver-se-á em torno de três dimensões: uma dimensão histórica, que promove o conhecimento do passado; uma dimensão cívica, que remete para a consciencialização de valores cívicos; e uma dimensão social.
Porque é fundamental manter a memória do pré 25 de abril e nunca dar a liberdade como garantida, o Projeto Livro livre convida os alunos a ouvir testemunhos vivos de quem experienciou e viveu a ditadura. Ouvir em primeira mão quem viveu os horrores da ditadura dotará estas novas gerações de uma outra perspetiva, levando os alunos a perceber a importância de manutenção de um regime democrático e do desenvolvimento de uma responsabilidade cívica que a exija.

O “Livro livre” visa também aproximar gerações e juntar famílias e a comunidade num projeto comum, cujo objetivo maior é manter a memória de um passado recente que não pode voltar a replicar-se, ao mesmo tempo que se criam novas memórias e laços.
Trata-se de uma atividade que envolverá toda a comunidade educativa na promoção e manutenção dos valores que a revolução dos cravos trouxe ao nosso país.

A equipa da Biblioteca Escolar