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Serviços

Serviços Administrativos

Caracterizados pela prestação de um atendimento personalizado ao utente, prestado por uma equipa experiente nos diversos domínios da gestão de recursos humanos e financeiros da esfera educacional, os Serviços Administrativos do Agrupamento funcionam nos seguintes locais e horários:

 

Secretaria EBARS

Marinhas

2.ª a 5.ª feira – 09h às 16h30

6.ª Feira – 09h às 13h

253 960 210

[email protected] 

Secretaria EBF

Forjães

2.ª a 6.ª feira – 08h30 às 16h30253 879 200

[email protected]

* horários sujeitos a alterações

Áreas de intervenção:

  • Alunos
  • Pessoal Docente e Não Docente
  • Contabilidade
  • Expediente
  • Ação Social Escolar
  • Tesouraria
  • Outras previstas na legislação em vigor

ASE

A Ação Social Escolar (ASE) aplica-se aos alunos que frequentem a educação pré-escolar e o ensino básico, traduzindo-se em:

  • apoio alimentar (refeições escolares, suplementos alimentares);
  • auxílios económicos para material escolar;
  • atividades de complemento curricular;
  • seguro escolar;
  • transporte escolar (responsabilidade do Município de Esposende).

A atribuição e o funcionamento dos apoios, neste âmbito, regem-se pelos princípios da equidade, da discriminação positiva e da solidariedade social, no sentido de assegurar o exercício efetivo do direito ao ensino e a igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

São objetivos da atribuição destes apoios a prevenção da exclusão social e do abandono escolar e a promoção do sucesso escolar e educativo, de modo a que todos, independentemente das suas condições sociais, económicas, culturais e familiares, cumpram a escolaridade obrigatória e tenham a possibilidade de concluir com sucesso o ensino secundário, em qualquer das suas modalidades.

Papelaria / Reprografia

A papelaria é um espaço destinado à comercialização de material escolar. As faturas emitidas pela escola são comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), mensalmente, através do sistema e-fatura. Para além dos preços que praticamos serem muito competitivos, a aquisição de material escolar nas escolas tem a vantagem de poder ser contabilizada na dedução de educação do IRS, situação que não se verifica quando a aquisição é realizada fora da escola (considerada dedução como despesa geral).
Na papelaria, os alunos também podem carregar com notas o seu cartão ou comprar a refeição que pretendam consumir no refeitório.

A reprografia é um espaço que tem por missão garantir a impressão, reprodução e encadernação/plastificação de documentos.

 

Papelaria/Reprografia EBARS – MarinhasManhã: 08h – 11h45

Tarde: 13h30 – 16h45

[email protected]
Papelaria/Reprografia EBF ForjãesManhã: 08h15 – 12h00

Tarde: 14h00 – 16h15

[email protected]
 

Refeitórios EB23

O Bufete escolar é um espaço complementar de alimentação escolar, no qual se vendem produtos devidamente selecionados no âmbito de uma alimentação saudável. Por não se pretender que o bufete seja uma alternativa ao refeitório, este encontra-se encerrado durante a hora de almoço.
Horário de funcionamento EBARS – 08h00 – 12h00 | 14h30 – 16h30
Horário de funcionamento EBF – 08h15 – 12h00 | 13h30 – 17h30

Bufete

O Bufete escolar é um espaço complementar de alimentação escolar, no qual se vendem produtos devidamente selecionados no âmbito de uma alimentação saudável. Por não se pretender que o bufete seja uma alternativa ao refeitório, este encontra-se encerrado durante a hora de almoço.
Horário de funcionamento EBARS – 08h00 – 12h00 | 14h30 – 16h30
Horário de funcionamento EBF – 08h15 – 12h00 | 13h30 – 17h30

GAAF

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) surge para responder a algumas necessidades diagnosticadas do nosso Agrupamento, dado que a escola atual se converteu numa missão mais complexa e necessariamente mais humanizada. Os serviços aqui prestados subdividem-se nas seguintes valências:

1. SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, que desenvolve a sua ação desde o ensino pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico. Atua em estreita articulação com os outros serviços de apoio educativo, nomeadamente, os serviços de apoio aos alunos com necessidades escolares específicas, os de ação escolar social e os de apoio de saúde escolar.O SPO assegura o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.O SPO, no cumprimento das suas atribuições, definidas no Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, também contempladas no Referencial Técnico para Psicólogos Escolares, desenvolve as seguintes atividades:

  • Avaliação psicopedagógica de alunos;
  • Apoio psicopedagógico direto de alunos (individual ou em grupo):
    • sessões de treino de hábitos e métodos de estudo;
    • sessões de desenvolvimento de competências socioemocionais.
  • Apoio psicopedagógico indireto aos alunos (aconselhamento de docentes, pais/Encarregados de Educação, não docentes);
  • Contactos com serviços da comunidade, enquadrados no apoio psicopedagógico a alunos (CPCJ, Saúde,
  • Tribunais, Segurança, outros técnicos/serviços);
  • Atendimento a pais/Encarregados de Educação enquadrado no apoio psicopedagógico, com o intuito de partilha de informação e estratégias de atuação;
  • Participação em reuniões de órgãos de gestão e de estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica;
  • Sessões de informação / sensibilização / capacitação sobre temáticas específicas (para docentes, não docentes, pais / Encarregados de Educação e alunos);
  • Intervenção em situação de urgência / risco junto de alunos /famílias/ não docentes;
  • Elaboração e participação de projetos, em articulação com outros serviços de apoio educativo;
  • Elaboração de relatórios e pareceres no âmbito do apoio e avaliação psicopedagógica;
  • Participação, como elemento permanente, em reunião da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI);
  • Organização de sessões estruturadas de Orientação Escolar e Profissional (OEP): planear e executar atividades de OEP, nomeadamente através de programas a desenvolver com grupos de alunos ao longo do ano letivo e de apoio individual ao seu processo de escolha;
  • Sessões informativas para alunos, pais e encarregados de educação sobre oferta educativa e formativa;
  • Contactos com a comunidade, enquadrados na Orientação Escolar e Profissional (instituições de ensino, empresa, outros);
  • Organização e acompanhamento de visitas de estudo e de atividades de aproximação ao mercado de trabalho.

Horários / Locais de funcionamento – de 2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 16h30 (desenvolvendo a sua ação nas diferentes escolas do Agrupamento).

 

2. PES – programa de apoio à Promoção e Educação para a Saúde

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.

A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

No PES, promovemos a participação de toda a comunidade Escolar nos Projetos e estimulamos a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde, com o Grupo de Saúde Escolar e da Autarquia de Esposende – Grupo Crescer Saudável, Centro de Educação Ambiental, Espaço Bem me Quer e Liga Portuguesa contra o Cancro, entre outros.

O PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas.

São basicamente trabalhados cinco temas globais:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar
  • Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

O Grupo PES desenvolve as seguintes atividades:

  • Trabalho colaborativo com Diretores de turma do 2.º e 3.º ciclos, em sala de aula nas EBARS e EBF, no âmbito dos temas globais PES;
  • Parceria com Grupo de Educação Física e GIA (Gabinete de informação ao aluno), 2.º e 3.º ciclos da EBARS, na dinâmica da avaliação do IMC (índice de massa corporal) e aconselhamento alimentar aos alunos referenciados com excesso de peso e obesos;
  • Comemorações dos dias temáticos: Dia Mundial da Alimentação, Outubro Rosa, Dia Mundial do Cancro, Dia do Não Fumador, Dia Mundial da Luta contra a Sida, Dia Mundial da Saúde;
  • Sessões sobre desperdício alimentar/ alimentação sustentável;
  • Projeto de Educação sexual – Presse;
  • Ações de sensibilização sobre Violência no namoro e Bullying;
  • Sessões de sensibilização sobre a prevenção do Tabagismo;
  • Atendimento no GIA aos alunos no âmbito dos temas globais PES;
  • Escola sorridente – referenciação dos alunos que necessitam da intervenção da saúde e elaboração dos PSI´s (planos de saúde individuais);
  • Partilha de materiais relacionados com o PES e a Biblioteca Escolar;
 

3. Terapia da Fala
A valência de Terapia da Fala é uma unidade especializada de apoio educativo, diretamente relacionada com as dificuldade de aprendizagem ao nível da fala, competências fonológicas e de leitura e escrita, que atua em articulação com outros serviços de apoio educativo para alunos com necessidades escolares específicas, nomeadamente com o Serviço de Psicologia e Orientação, incidindo a sua atuação junto do ensino pré-escolar e 1.º ciclo.

O serviço de Terapia da Fala assegura o acompanhamento individualizado de cada aluno, ao longo do processo educativo, em concordância com as necessidades de aprendizagem de cada aluno e a sua relação com as competências linguísticas esperadas para a sua idade e para o ano escolar em que se insere.

A Terapia da Fala desenvolve, no cumprimento das suas funções, as seguintes atividades:

  • aplicação do RALF (Rastreio de Avaliação de Linguagem e Fala) a todas as crianças de 4 a 6 anos de idade;
    identificação precoce de crianças com alterações na Linguagem e Fala;
  • diagnóstico das competências de Linguagem e Fala das crianças dos 4 aos 6 anos;
  • realização de planos de intervenção nos domínios da Linguagem e Fala;
  • intervenção nas dificuldades de Linguagem e Fala, com vista à prevenção do insucesso escolar;
  • atendimento aos pais/Encarregados de Educação, com o intuito de partilha de informações, estratégias e generalização dos métodos de atuação em todos os contextos alcançáveis;
  • participação em reuniões da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI);
  • elaboração de relatórios no âmbito do apoio na valência de Terapia da Fala, assim como perante necessidade de encaminhamento/intervenção de outras valências relativas ao desenvolvimento linguístico e fonológico;
  • participação em reuniões da Equipa de Educação Especial.

Serviço de Psicologia e Orientação

Multideficiência e Autismo

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, no âmbito da Educação Inclusiva (DL 54/2018, de 6 de julho), disponibiliza intervenção especializada ao nível da Multideficiência e da Perturbação do Espectro do Autismo(PEA), em dois espaços distintos: Sala de Multideficiência e Sala do Espectro do Autismo – integrados no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

Sala de Multideficiência

A funcionar na EBARS (Marinhas), constitui uma resposta especializada para alunos que apresentam graves limitações nos diferentes domínios do desenvolvimento, nomeadamente nas funções mentais, motoras, linguagem/ comunicação e funções sensoriais.

Sala da Perturbação do Espectro do Autismo

A funcionar na EBF (Forjães), dá resposta a alunos que apresentam défices persistentes na comunicação e nas interações sociais, apresentando padrões estereotipados e repetitivos de comportamento. Na intervenção com os alunos com autismo, utilizamos o método TEACCH. Este modelo defende o princípio de que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade (o que fazer, onde fazer, como fazer, o que fazer em seguida)
favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo. Pretende-se, assim, a diminuição dos comportamentos disruptivos e a ampliação do repertório comunicativo. O objetivo principal deste método é o de levar a criança/aluno a atingir um nível de autonomia cada vez maior e a melhorar sua capacidade de compreender o que as pessoas comunicam.

Constituem objetivos destas salas, entre outros:

  • Responder, utilizando metodologias diversificadas, às necessidades de cada aluno;
  • Promover a participação dos alunos nas atividades curriculares, integrando-os com os seus pares de turma;
  • Implementar e desenvolver um modelo de ensino que respeite a individualidade de
    cada um, procedendo às adequações curriculares necessárias;
  • Aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os
    processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;