Cancel Preloader

“Conhecer o Mar de Esposende”

  • João Paulo Ramos
  • 17 Nov, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Realizou-se, no dia 16 de novembro, no AEARS e no âmbito do programa Escola Azul e do projeto Rotas do Oceano – Conhecer e explorar o Mar de Esposende, um Webinar dedicado ao mar, intitulado Conhecer o Mar de Esposende, tendo como público alvo os alunos do 3.º Ciclo. Na data em que se comemora o Dia Nacional do Mar, contámos com a presença do biólogo Vasco Ferreira, do Observatório Marinho de Esposende (OMARE), que nos elucidou sobre as profundezas do mar, as suas características e a sua utilidade.
Foram abordados os mais diversos temas como: peixes que podemos encontrar na costa esposendense, os que fazem parte ou não da nossa cadeia alimentar, o habitat ideal para eles e os malefícios que estamos a cometer contra os peixes e os seus habitats.
Ficou, também, a ideia de que o mar tem outros atrativos e que, explorados ou disfrutados em equilíbrio, poderão beneficiar toda a gente. Com efeito, o mar é uma excelente via de comunicação, é um oceano de lazer e é um ótimo treinador para quem ama os desportos náuticos. Há que saber usá-lo com conta, peso e medida, para que possamos viver em harmonia com ele, enquanto habitat e ninho de uma parte da nossa alimentação, para que o possamos explorar e para que nos deixe desfrutar de momentos únicos na sua calma imensidão.

Teresa Viana, 7.º ano