Cancel Preloader

Sensibilização para o risco sísmico na EB de Mar

  • Avelino Oliveira
  • 08 Nov, 2018
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

No dia cinco de novembro, pelas onze horas e cinco minutos, realizou-se um simulacro de sismo “A Terra Treme”, na EB de Mar.

Tudo começou com um enorme estrondo. Os professores pediram aos alunos para terem calma, levantarem da cadeira e fazerem três ações: baixar, proteger e aguardar debaixo da mesa, pois poderia estar a acontecer um sismo. Seguidamente, contou-se até sessenta para confirmar se não havia réplicas.

Entretanto, os alunos formaram fila e, calmamente, dirigiram-se para um ponto de encontro, no espaço exterior da escola, onde não havia perigo da queda de árvores, postes ou outros elementos. Os cerra filas tiveram o cuidado de verificar se alguém ficava para trás.

Após o simulacro, projetou-se um filme na sala de aula, que explicava como acontecem os sismos e o que se deve fazer antes (preparação do Kit de emergência), durante e depois do mesmo. Também se fizeram ilustrações das três principais regras a cumprir durante um sismo.

Sabiam que o território português está situado numa zona sísmica? E que em 1755, no dia um de novembro, houve um grande terramoto em Lisboa, seguido de um maremoto e um incêndio, que destruiu a cidade inteira? Que a cidade teve de ser reconstruída e quem a mandou reconstruir foi o Marquês de Pombal? Lisboa é a segunda cidade europeia com maior risco sísmico!

Por tudo isto, é tão importante saber como atuar numa destas situações!

Turma MC – EB de Mar

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *