Cancel Preloader

Semana da Leitura – JI Cepães

  • João Paulo Ramos
  • 21 Mar, 2019
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

De 11 a 15 de março, decorreu a “Semana da Leitura” e, dada a importância da mesma, para o desenvolvimento da criança, a semana foi repleta de livros, de histórias, de contos e de afetos entre pais e filhos!

 “O desenvolvimento da leitura deve ser estimulado na criança desde a sua mais tenra idade. A participação da família é de suma importância neste processo, para que a criança crie o hábito de leitura. Quando esse contacto inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, fica para a escola a incumbência de iniciar esse trabalho. Na escola, espaço da educação formal, que tem a competência de educar para a boa interpretação, compreensão e aderência ao mundo da leitura. É preciso um incentivo maior por parte da família e da escola, onde a leitura seja colocada como mecanismo de lazer e cultura proporcionando elementos que chamem a atenção de forma prazerosa, e apontando dificuldades, e sugerindo alternativas para tentar resolver o problema.
A leitura valoriza a autonomia intelectual e social, motivando e desafiando nos alunos a capacidade de transformar e compreender o contexto em que vive e modifica-lo de acordo com a sua necessidade.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1999) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
São através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de serem, outras regras, outra ética, outra ótica… É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1999, p.17).
A leitura possibilita que as pessoas sejam inseridas num mundo comunicativo, e que através desse código, elas possam se relacionar, de várias formas, obter conhecimento e se comunicar de maneira totalmente compreensível.”
 ( A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA-PUBLICAÇÃO DE ADRIANA CUNHA)
Os preparativos para a semana da leitura ( marcadores de livros, certificados de participação para os encarregados de educação e queques de iogurte…)
Pai, Mãe, conta-me uma história!

Alguns também leram histórias para os amigos!

Mais momentos de afeto

O contador de histórias-Rui Ramos que nos fez rir,rir,rir!

 

Vânia Santos- que contou e animou a história – “A menina do vestido azul”

 

E assim terminou esta semana, mas leitura de histórias, poesia, lengalengas, trava línguas estão por aqui todos os dias!

Continuaremos a receber os pais, amigos e familiares que nos querem presentear com as suas histórias e o seu carinho, mas que não o conseguiram fazer nestes dias.