Cancel Preloader

Semana da Ciência e da Tecnologia

  • João Paulo Ramos
  • 21 Nov, 2022
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read
Na semana de 21 a 25 de novembro, comemora-se, em todo o país, a Semana da Ciência e Tecnologia

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, em articulação com as Bibliotecas Escolares, associou-se a estas comemorações e, nos dias 22 de novembro, na Escola Básica de Forjães, e 24 de novembro, na Escola Básica António Rodrigues Sampaio, as atividades letivas serão substituídas por atividades diferentes que procurarão mostrar aos alunos a importância do conhecimento científico e tecnológico nos diferentes aspetos da nossa vida e contribuir, desta forma, para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa.
Não será esquecido o Dia Nacional da Cultura Científica, em homenagem a Rómulo de Carvalho, que se comemora no dia 24 de novembro.

Alguns registos do evento na EBF e na EBARS


À conversa com… o cientista Nuno Peres

Inserida nas atividades dinamizadas no âmbito das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos do 9.º ano da EBARS estiveram à conversa com o professor doutor Nuno Peres, professor catedrático do Departamento de Física da Universidade do Minho e um dos cientistas portugueses mais referenciados a nível mundial.

Os alunos tiveram oportunidade de ouvir falar sobre os materiais 2D e as suas utilizações, nomeadamente o grafeno, material no qual o cientista é especialista. Esta forma bidimensional do carbono tem potenciais aplicações em eletrónica, fotónica, materiais compósitos, sensores e saúde.

No final da palestra, os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e melhorar os seus conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido pelos cientistas.