Cancel Preloader

Sair para recuperar e consolidar

  • João Paulo Ramos
  • 12 Out, 2020
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Aprendizagens essenciais de Geografia

O trabalho de campo é o trabalho por excelência da Geografia. É através dele que os alunos, em primeiro lugar, experienciam a paisagem, vivenciam as localidades e as suas populações, verificam as diferentes configurações espaciais dos fenómenos geográficos e a sua correspondente representação. Com o trabalho de campo, os alunos confrontam-se com o ambiente real, onde se podem desenvolver as aprendizagens essenciais da educação geográfica. Desperta-se a curiosidade promotora de uma cidadania territorial, consciente e democrática, assim como o sentido de pertença a um território.
Uma saída de campo é um dia de trabalho divertido e motivador, é uma quebra das rotinas do trabalho na sala de aula, é também uma excelente estratégia que pode ser utilizada para adquirir, desenvolver, recuperar e ou consolidar aprendizagens essenciais, realizada fora do espaço escolar, tendo em vista alcançar as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Neste sentido, e dando resposta ao atual contexto de pandemia motivado pelo fenómeno Covid-19, nos dias 29 de setembro, 1, 8 e 9 de outubro, foi realizada uma atividade de campo ao Parque Natural do Litoral Norte, trilho da natureza “Entre o Cávado e o Atlântico”, com os alunos do oitavo ano da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, no âmbito da recuperação e consolidação das aprendizagens essenciais de Geografia, relativas à temática “Dinâmica do litoral”.
A realização desta atividade contou com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende e do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), dois parceiros solícitos e que têm respondido sempre positivamente a todas a solicitações.

Visualize um breve registo da atividade aqui.