Cancel Preloader

Projeto Mirim Costeiro

  • João Paulo Ramos
  • 29 Nov, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Monitorização da praia de Cepães

No dia 17 de novembro de 2021, a turma 5.ºMA, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, fez a monitorização da praia de Cepães, no âmbito do Projeto Mirim Costeiro, em articulação com o programa nacional Escola Azul. Nesta saída, os alunos foram de autocarro para a praia, acompanhados pela diretora de turma, Susana Silva, e pela professora bibliotecária, Augusta Almeida.
Ao chegar à praia, rapidamente se aperceberam de que o vento era muito forte e que as ondas estavam um pouco grandes. No início, sentaram-se na areia a ouvir a explicação da diretora de turma, sobre vários instrumentos que iriam utilizar como: pás, ancinhos, peneiras, duas caixas para dois tipos de lixo – biológico e comum, termómetro e kit de análises. Perceberam as suas utilidades e as formas de os usar.
De seguida, preencheram uma pequena ficha sobre os dados da praia, nomeadamente, a direção do vento, os tipos de areia e o clima. Depois, fizeram uma rosa-dos-ventos sobre a direção do vento, na areia; fizeram a peneiração da areia, para descobrirem se essa continha muito ou pouco lixo e recolheram amostras da água marinha, para reconhecerem a sua composição e a sua temperatura.
No final desta atividade, os alunos perceberam a importância da preservação não só das praias como, também, do nosso planeta. Ficaram, então, com melhor noção da presença do oceano no nosso dia a dia, pois sem o oceano a vida do homem e de qualquer outro ser vivo não seria possível. Para além de tudo isto, o oceano é, também, um importante recurso económico.
Os alunos têm a expectativa que este projeto chegue a todos os cantos do mundo para que, tal como eles, todos percebam o quanto o oceano e a sua preservação deveria ser uma prioridade.