Cancel Preloader

Projeto eBug

  • João Paulo Ramos
  • 06 Dez, 2023
  • 0 Comentários
  • 3 Mins Read

Atualização de 6/12/2023

A 6 de dezembro de 2023, os professores coordenadores da implementação do Projeto eBUG, Isabel Moreira e Luís Gaivoto, deslocaram-se a Lisboa, ao Pavilhão do Conhecimento, para representarem o nosso Agrupamento de Escolas, na sessão de encerramento deste projeto, como parceiro fundador dos sete agrupamentos de escola-piloto que desenvolveram a implementação deste projeto em contexto escolar, finalizando agora, em dezembro de 2023, esta primeira fase, em virtude do financiamento EEAGrant ter de ser concluído até ao último dia deste ano civil.

A sessão de encerramento foi organizada com toda a pompa e circunstância, havendo vários painéis de debate, num dos quais o AEARS foi também representado. Na parte final da sessão de encerramento, celebrou-se um protocolo entre a Direção-Geral de Saúde, Direção-Geral de Educação e Infarmed, para a continuidade deste projeto, que a partir de agora tomará a forma de programa nacional. De salientar que o protocolo foi assinado pelos representantes máximos das instituições envolvidas.

Mais uma vez o nosso Agrupamento participou num projeto com relevância educativa e que pretende implementar uma educação generalizada para um conhecimento mais aprofundado na área da microbiologia, das infecções microbianas e suas implicações, dos comportamentos mais adequados e de um uso mais cuidado e racional dos antibióticos. De salientar que nosso Agrupamento proporcionou três das oito turmas de formação para professores.

Como professores coordenadores, queríamos deixar aqui um especial agradecimento à Direção do nosso Agrupamento e a todos os docentes, alunos e assistentes operacionais que nos ajudaram, de forma incansável, nesta nova experiência de “ciência em ação”.

Obrigado a todos,
Isabel Moreira e Luís Gaivoto

+ info


Trailer sobre Novas Aulas eBug – A página web eBUG foi atualizada com novos vídeos. Conheça as novidades, com destaque para os conteúdos portugueses, nos quais os alunos do AEARS também participaram, entre outros com o vídeo que foi classificado como vencedor do Concurso de 2023 dos Agrupamentos de Escolas Piloto. A todos os envolvidos, e uma vez mais, as nossas felicitações!


Notícia de 21/09/2023

No âmbito da participação do nosso Agrupamento de Escolas num projeto Europeu, pioneiro no nosso país, designado como “Projeto eBug”, do qual fomos um  Agrupamento Piloto, foi-nos endereçado um convite a participar numa exposição final de trabalhos dos nossos alunos em Lisboa.

Após um ano de implementação deste projeto, além do trabalho de projeto concretizado em sala de aula, realizámos, nas duas escolas EB23 do nosso agrupamento, uma exposição final  intitulada Como eu vejo o meu micróbio?.

No início deste novo ano letivo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, tem programada uma exposição de alguns trabalhos dos dez agrupamentos-piloto que integraram a implementação deste projeto a nível nacional, do qual o nosso agrupamento fez parte.

Infelizmente, não podemos enviar todos os trabalhos realizados para Lisboa.

Queremos, contudo, deixar um agradecimento muito especial a todos/as os/as alunos/as e docentes que participaram entusiasticamente neste projeto, o qual tem como objetivo principal uma consciencialização mais ativa no uso racional dos antibióticos.

Aproveitamos, também, para divulgar um pequeno vídeo que, para além de alguns trabalhos realizados na escola, faz referência ao projeto e às escolas Embaixadoras eBug, da qual a nossa faz parte.

A equipa eBUG,

Prof.ª Isabel Moreira

Prof. Luís Gaivoto

Mais informações sobre este projeto em: https://www.e-bug.eu/pt-pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *