Cancel Preloader

Ovos de Raia e Tubarão

  • João Paulo Ramos
  • 09 Jun, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Atualização de 09.06.2021

Assista à reportagem do canal televisivo Porto Canal


Notícia de 28.05.2021

No âmbito do projeto “Ciência Cidadã” – Ovos de Raia e Tubarão, em articulação com a Associação de Defesa do Ambiente, Rio Neiva; Biblioteca Escolar, oferta complementar de Oficina do Mundo e a disciplina de Ciências Naturais, as turmas do 5.º MA e 5.º MB da EBARS integraram a atividade aula de campo, na Praia de Cepães.
Previamente, em contexto sala de aula de Oficina do Mundo, os alunos tiveram contacto com a bióloga Celeste Aires, que lhes deu a conhecer o site www.sharkattract.pt e a app “Great Eggcase Hunt”, que os alunos descarregaram nos seus telemóveis.
A atividade teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a temática da educação ambiental e sua sustentabilidade, abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no projeto Eco-Escolas, desenvolvido no Agrupamento.
Uma caminhada pela praia de Cepães até à praia de Esposende e Rio de Moinhos fez a delícia dos alunos… na descoberta, entre as algas e os godos, ovos de raia e tubarão!

Os grupos/turma analisaram os ovos, depois de hidratados em tinas com água em tabuleiros, na sala de aula de Ciências Naturais. Previamente, haviam realizado uma pesquisa na Internet acerca dos mesmos. Através da app, identificaram as espécies encontradas.
Esta atividade, cujo registo vídeo Padlet se disponibilizam, teve a colaboração da autarquia, ao nível do transporte.

As Diretoras de Turma,
Catarina Peixoto e Luísa Gomes