Cancel Preloader

Programa de gestão emocional

  • João Paulo Ramos
  • 29 Abr, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento, em articulação com o Projeto Municipal Rumo ao Sucesso, encontra-se a dinamizar um programa de gestão emocional com todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

As emoções fazem parte do desenvolvimento da criança e do adolescente, constituindo, assim, parte fundamental da aprendizagem humana. São as emoções que nos distinguem das máquinas e sem as quais seríamos robots. Por este motivo, é importante capacitar as nossas crianças para que as consigam reconhecer/identificar, através da sua expressão física.

 

Durante as sessões, os alunos são convidados a viajar pelo mundo das emoções e a refletir sobre a importância das mesmas. Nesta viagem exploram-se as diferentes emoções e partilham-se estratégias de autorregulação emocional e comportamental. Se as nossas crianças não forem detentoras de funções de autorregulação, só saberão agir de forma impulsiva, eufórica e desorganizada. Salienta-se a importância de todas as emoções, sejam positivas ou negativas, na partilha e na perceção dos sentimentos de todos os que interagem com a criança, assumindo um papel fundamental nas interações sociais.

Em suma, as crianças que controlam as emoções são crianças felizes.