Cancel Preloader

Parlamento dos Jovens

  • João Paulo Ramos
  • 15 Mai, 2023
  • 0 Comentários
  • 4 Mins Read

Equipa da EBARS na Assembleia da República

Nos dias 8 e 9 de maio, a Assembleia da República, abriu as portas para acolher as delegações das 66 escolas eleitas à Sessão Nacional do Ensino Básico. Os 132 deputados eleitos, acompanhados dos seus Professores e dos/as jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023, representaram todas as 524 escolas inscritas nesta edição do Programa, no Básico.

Nas escolas, participaram cerca de 197000 jovens, ao longo das diferentes fases do Programa, debatendo o Tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”.

Da Escola Básica António Rodrigues Sampaio (EBARS), participou a equipa constituída pelas deputadas Carolina Santos, do 9MB, e Daniela Capitão, do 8MD, e a jornalista convidada, Joana Peixoto, do 9MB, acompanhadas pela professora de geografia e coordenadora do Programa ao nível de escola, Isabel Morais.

Na tarde do dia 8, os jovens deputados eleitos, começaram por debater, na generalidade e na especialidade, em 4 diferentes Comissões, os 22 Projetos de Recomendação, aprovados nos diferentes círculos do continente, das Regiões Autónomas, da Europa e de Fora da Europa.

Cada Comissão, presidida por Deputados da Assembleia da República, aprovou, no máximo, 5 medidas, que foram a debate na Sessão Plenária do dia seguinte.

Aprovou, também, 4 perguntas para dirigir aos Deputados da AR, no período de perguntas previsto na agenda da Sessão Plenária.

As deputadas da EBARS integraram a 3.ª Comissão, constituída por deputados/as de escolas dos círculos eleitorais de Beja, Braga, Bragança, Leiria, Setúbal, Lisboa e Viana do Castelo, sob a orientação da deputada Rosina Pereira, do Grupo Parlamentar do PSD, e a Deputada Lúcia Araújo Silva, do Gripo Parlamentar do PS.

Enquanto decorriam as reuniões de Comissão, os/as jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023 tiveram a oportunidade de conhecer os espaços da AR reservados à comunicação social e de registar os trabalhos do primeiro dia da Sessão. O Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Deputado Alexandre Quintanilha, acolheu os 58 jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023 na habitual conferência de imprensa, que decorreu no Salão Nobre.

Os Professores acompanhantes foram convidados a realizar uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e a assistir aos trabalhos que decorriam nas diferentes Comissões.

O primeiro dia terminou com um momento cultural, na Sala do Senado, com Mário Daniel, ilusionista português, seguido de um jantar volante nos jardins da Assembleia da República.

No segundo dia, decorreu a Sessão Plenária. A Mesa era constituída pelos jovens eleitos: Lara Ribeiro (Presidente); Francisco Cacheira (Vice-Presidente); Lua Afonso (Secretária) e João Róias (Secretário).

A Sessão foi aberta solenemente pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Intervieram também, na Cerimónia de Abertura, o Ministro da Educação, João Costa, e o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Deputado Alexandre Quintanilha.

A agenda da Sessão incluiu um período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República. As 16 perguntas, aprovadas no dia anterior, nas reuniões de Comissão, foram apresentadas pelos Porta-Vozes dos respetivos círculos.

Foram também debatidas as medidas aprovadas nas reuniões de Comissão. Desse debate, resultou a aprovação da Recomendação final que é, posteriormente, apreciada pela Comissão de Educação e Ciência. As medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, no seu âmbito, são anualmente publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

O encerramento da Sessão Nacional contou com uma intervenção do deputado Eduardo Alves, Coordenador do Grupo de Trabalho Parlamento dos Jovens, Comissão de Educação e Ciência.

Foi também dada a palavra aos Porta-Vozes dos 22 círculos eleitorais, do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa. Fizeram-se pequenas intervenções, que espelham o entusiasmo dos/as jovens, nas várias fases do Programa. Estas vozes falaram pelos/as cerca de 197000 jovens – das 524 escolas inscritas nesta edição, no Ensino Básico -, que, nas diferentes fases do Programa, participaram no Programa.

O Programa Parlamento dos Jovens é, de facto “…uma das mais importantes aulas de cidadania que se faz nas escolas…” (João Costa, Ministro da Educação).

Um agradecimento muito especial a todos/as quantos, direta e/ou indiretamente, tornaram possível a vivência desta experiência, que de uma forma proactiva educa para a cidadania estimulando o gosto pela participação cívica e política, tão enriquecedora e memorável, ao longo das suas diferentes fases, e que culminou na “casa da democracia”.

14 de maio 2023

A coordenadora da EBARS

Isabel Morais