Cancel Preloader

Palestra “Pense Indústria i4.0”

  • João Paulo Ramos
  • 30 Out, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio proporciona aos alunos experiências com tecnologia de ponta.

Nos dias 26 e 28 de outubro, os alunos dos 8.º e 9.º anos da EBF e EBARS participaram, nas respetivas escolas, numa palestra sobre a indústria 4.0, promovida pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto Pense Indústria i4.0, coordenado pela Dra. Sofia Pelayo.
Durante a sessão, foram abordados temas como a Robótica, Modelação 3D, Sustentabilidade, entre outros, que elucidaram os participantes sobre o elevado grau de desenvolvimento da indústria têxtil de Famalicão, com recurso a tecnologia de ponta. Através de vídeos e amostras de materiais, demonstraram o envolvimento na criação de fatos espaciais, artigos para a indústria automóvel e outros.
Além disso, os alunos tiveram conhecimento da possibilidade de participar nos seguintes concursos: F1 in Schools: Concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si; na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos; Concurso Nacional IoT Isto é uma ideia, para apresentação de ideias/soluções inteligentes e exequíveis baseadas em IoT (internet das coisas), onde os jovens são desafiados a conceber uma nova solução com conexão via internet, que torne o dia a dia mais smart e simples e que,
preferencialmente, também contribua para a sustentabilidade.
No final, os alunos tiveram oportunidade de experimentar alguns equipamentos alusivos a tecnologias da indústria 4.0. tais como: exosqueleto (que auxiliam na mobilidade), óculos de realidade aumentada (permite, por exemplo, que mecânicos e engenheiros vejam a mesma imagem em tempo real e compartilhem áudio, vídeo e dados); capacete de fibra de carbono, entre outros.
Desta atividade, dinamizada pelo grupo de Geografia em colaboração com outros professores que acompanharam as respetivas turmas, foi feito um balanço bastante positivo, pois levou aos estudantes novas experiências e todos concordaram que a sessão tinha sido muito interessante.

Assista aqui e aqui a dois vídeos das sessões.

Turma 8.ºFA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *