Cancel Preloader

Palestra de prevenção ao piolho, realizada na EB de Pinhote

  • Avelino Oliveira
  • 15 Jan, 2020
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

No dia 8 de janeiro de 2020, na EB de Pinhote foi realizada uma palestra proferida pela Enfermeira Leonor – Equipa Saúde Escolar, Esposende, sobre Pediculose, também conhecida como infestação de piolho.

A mesma foi direcionada aos pais/encarregados de educação e teve por objetivo alertar os mesmos sobre os cuidados básicos de forma a prevenir e identificar a infestação do piolho, assim como, fazer a limpeza de piolhos e lêndeas. Para além disso, foram esclarecidos alguns dos mitos existentes, como: Os piolhos voam? Quem tem piolhos é porque é sujo?…

Foi também referido que a pediculose é mais frequente na idade escolar e muitas vezes causa desconforto para a criança, sendo difícil de eliminar. Segundo a enfermeira e de acordo com médicos e especialistas, a transmissão de pediculose entre crianças é mais suscetível durante a época de verão e no início das atividades escolares, onde o contato com os colegas é maior, aumentando o risco de transmissão do parasita por parte do portador.

Os pais e educadores foram ainda alertados para os primeiros sinais de coceira na cabeça das crianças, pois se não diagnosticada precocemente, a pediculose pode causar infeções e desconforto.

Ao longo da palestra foram surgindo questões e testemunhos dos presentes sobre o tema abordado.

No final da palestra foi entregue um desdobrável, previamente elaborado, com alguns procedimentos a adotar na prevenção e combate da pediculose.

O Nosso obrigada à Enf. Leonor e todos os presentes

As professoras

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *