Cancel Preloader

Outubro, mês da Alimentação

  • João Paulo Ramos
  • 02 Nov, 2022
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Sabemos hoje que os alimentos disponíveis na escola e os hábitos alimentares dos pais ou encarregados de educação são os mais importantes. Muitas das doenças crónicas que hoje atingem mais de 50% das famílias portuguesas devem-se a uma alimentação com excesso de sal, açúcar e energia e pobre em fruta e hortícolas. Estes hábitos alimentares adquirem-se desde a nascença e consolidam-se nos primeiros anos de vida e na vida escolar.

Este ano, o tema proposto pela FAO é: “Não Deixar Ninguém Para Trás”, que alerta para a necessidade do acesso regular a uma alimentação adequada, por todos, em todos os lugares.

O Grupo Promoção de Educação para a Saúde organizou um conjunto de atividades na EBARS e na EBF, para a sensibilização de uma alimentação saudável no mês da alimentação, a salientar:

– Construção de Roda dos alimentos ao vivo 6.º e 9.º ano PES e Ciências Naturais;

– Colocação na entrada da escola, de desenhos, elaborados pelos alunos 5.º, 6.º e 9.º anos, alusivos aos alimentos saudáveis em colaboração com PES, TIC e Ciências Naturais;

– Avaliação de IMC;

– Sessão de sensibilização sobre: Desperdício alimentar – 6.º anos – PES e Ciências Naturais, em parceria com Eco-Escolas e Esposende Ambiente;

– Filme desperdício Alimentar – 9.º ano;

– Concurso “Alimentação equilibrada/Combate aos desperdícios alimentares”, 2.º e 3.º ciclos;

– Sessão sobre: Alimentação sustentável, para 5.º, 6.º e 9.º anos PES, em parceria com Associação Rio Neiva e Eco-Escolas;

– Monitorização do desperdício alimentar e início da compostagem nas cantinas escolares, EBARS E EBF, em parceria PES com Eco-Escolas e projeto Devolver à Terra da Associação Zero.

Os alimentos que escolhemos e a forma como os consumimos afetam a nossa saúde e a do nosso planeta. Tem impacto na forma como funcionam os sistemas agroalimentares. Então, precisamos fazer parte da mudança, não deixando ninguém para trás.

Melhor produção, melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor! O futuro da comida está em nossas mãos. Todos juntos fazemos a diferença!

As Coordenadoras PES

Isabel Moreira

Diana Costa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *