Cancel Preloader

Notáveis da minha terra

  • João Paulo Ramos
  • 06 Jun, 2022
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

Atualização de 06.06.2022

No dia 6 de junho de 2022, o auditório do Conservatório de Música do Porto deu palco aos Notáveis da Minha “Terra” – atividade promovida pela Direção Geral de Educação. Estiveram presentes as Notáveis: Ana Pires (Cientista/Astronauta), Joana Rios (Coreógrafa e Professora de Dança) e Rute Neves (2.ª Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso).
A cerimónia de entrega dos prémios e certificados abriu com um apontamento musical interpretado por alunos do Conservatório de Música do Porto. Contou com a presença e intervenção do Senhor Diretor do Conservatório de Música do Porto, Dr. António Jorge, e com o Senhor Diretor de Serviços DSPE|DGE, Dr. José Carlos Sousa.
As alunas Clara Carvalho, Laura Lima e Sofia Faria, do 6.º MB, estiveram presentes, foram comtempladas com prémios e certificados, pois participaram, no âmbito do domínio da Igualdade de Género da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, no referido desafio, dando a conhecer uma personalidade que se destacou ao longo do tempo na zona em que habita, tendo os seus trabalhos sido distinguidos com a publicação no website da Cidadania.
A sessão de encerramento foi dada ao Senhor Vereador da Educação da CM Porto, Dr. Fernando Paulo e ao senhor Diretor de Serviços DSPE|DGE.
As alunas e professora agradecem à Direção do Agrupamento António Rodrigues Sampaio pela sua sempre disponibilidade e apoio.


Atualização de 10.03.2022

A DGE e o AEARS têm o grato prazer de informar que os trabalhos enviados no âmbito do desafio Notáveis da minha «Terra» se encontram publicados em https://cidadania.dge.mec.pt/igualdade-de-genero/notaveis-da-minha-terra/braga.

A pedido da equipa da Educação para a Igualdade de Género da DGE, a que, naturalmente, os responsáveis do AEARS se associam, apresentamos aos alunos/as, docentes e restantes envolvidos/as, os nossos parabéns, pela forma como aceitaram e enriqueceram este desafio, dando a conhecer notáveis, em particular mulheres, da nossa região e o seu valoroso trabalho. Acreditamos que há mais mulheres notáveis, razão por que desejamos que continuem a pesquisar, (re)conhecer e a divulgar o seu trabalho!


A Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação lançou o desafio Descobre as mulheres importantes da tua aldeia, vila, cidade ou região e divulga o seu trabalho!” – Notáveis da minha “terra”.
Na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6.º MB agarraram a proposta e mobilizaram valores e competências, aprofundaram o saber científico e tecnológico, aumentaram a sua sensibilidade estética e artística, produziram textos, selecionando informação, e trabalharam formas de comunicação, desenvolvendo o seu pensamento crítico e criativo. Conheceram melhor e divulgaram personalidades, que se
têm destacado ao longo do tempo na sua área de residência. Foram desafiados a pesquisar sobre mulheres do seu município, que se enaltecem e/ou enalteceram em áreas onde também existem e/ou existiram homens reconhecidos.
Os trabalhos que vierem a ser publicados no website da DSPE dão direito a Certificado nominal para o currículo de Cidadania e Desenvolvimento e ainda a um prémio a definir.

A título de exemplo, partilhamos alguns dos trabalhos efetuados:

Trabalho 1 (PDF)  | Trabalho 2 (PPT)  | Trabalho 3 (PDF)

A professora, Catarina Peixoto