Cancel Preloader

Nadir Afonso, o pintor das Cidades Geométricas

  • João Paulo Ramos
  • 21 Mar, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read
Encontro com a escritora Raquel Ramos, a propósito do livro “Nadir Afonso, o pintor das Cidades Geométricas”. Um exemplo de interdisciplinaridade.

Ao longo deste segundo período, os alunos do oitavo ano tiveram contacto com a vida e a obra do pintor Nadir Afonso. Primeiro, na disciplina de Educação Visual, com o apoio da biblioteca, pesquisaram a obra e escolheram um entre os cerca de mil quadros produzidos pelos pintor. Daí surgiu o tema para um acrílico sobre tela: pintar ao jeito de Nadir Afonso.

Depois, em Português, deu-se início ao estudo da biografia do pintor, com o livro “Nadir Afonso, o Pintor de Cidades Geométricas”.
Entretanto, na disciplina de Geografia, foi lecionado o conteúdo “As Cidades” e, em articulação com História e Português, foi preparada uma visita de estudo ao Porto, cidade onde o pintor viveu e estudou, passando pelo café Magestic e pela Ribeira, lugares referidos no livro.
O projeto terminou hoje, dia 21 de março, com um encontro com a autora do livro, Raquel Ramos, num momento em que os alunos debateram a vida deste homem extraordinário, cheio de sorte e de talento. No final, houve um kahoot, em que os alunos demonstraram ter ficado a conhecer razoavelmente bem o ser inspirador que foi Nadir Afonso.
O encontro terminou com uma visita à sala de Educação Visual, onde os trabalhos de expressão plástica se encontram em fase de conclusão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *