Cancel Preloader

Monitorização da costa

  • João Paulo Ramos
  • 16 Mai, 2022
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

No dia 11 de maio de 2022, quarta-feira, a nossa turma (5MA) foi a uma aula de campo, a Esposende, relacionada com o projeto: “Mirim Costeiro”. Dirigimo-nos para lá de autocarro e, quando chegámos, já estava à nossa espera a turma 5º.FA, de Forjães, que realizou a  visita connosco.

Em primeiro lugar, fomos à lota de Esposende, para entender como se vende o peixe lá. Aí, conhecemos o Senhor João, um antigo pescador, que agora trabalha na lota. Infelizmente, a manhã não estava boa para a pesca e não havia peixe, mas o Sr. João conseguiu explicar como o vende. Assim, as pessoas que o querem comprar têm de pegar no papel que está dentro da caixa do peixe pretendido. Depois, esse papel é trocado por outro igual. A pessoa tem de se dirigir à caixa e pagar. De seguida, vai buscar o peixe com o mesmo código que tem o papel e a compra fica feita.

Depois, fomos para o exterior do edifício da lota, para ver os tipos de rede e as armadilhas para apanhar peixe.

Posteriormente, caminhámos pelos passadiços da marginal, até encontrar um sítio para lanchar. No fim, dirigimo-nos para o Museu Marítimo de Esposende, contudo ele estava encerrado. Em alternativa, visitámos a Estação de Socorros Náufragos, para saber mais sobre quem trabalha lá, quais as suas funções e materiais e equipamentos usados.

Mais tarde, realizámos nova caminhada…desta vez, até à praia, para fazer a sua monitorização. Antes disso, almoçámos e descansámos. Fizemos as experiências com a água e, felizmente, os resultados foram bons. Durante a monitorização, concluímos que a costa estava limpa.

No fim deste dia atarefado, lanchámos e esperámos pelo autocarro para ir embora.

                                                                                                                                                 

Foi um passeio divertido, enriquecedor e um bocado cansativo!

Alunos da turma 5 MA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *