Cancel Preloader

Mês da Saúde – um balanço

  • João Paulo Ramos
  • 03 Mai, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano foi “Construir um mundo mais justo e saudável”.
O Grupo PES assinalou esta data no AEARS, em articulação com todos os docentes do pré-escolar, 1.º ciclo, docentes da educação inclusiva, docentes de ciências naturais do 2.º e 3.º ciclos e Encarregados de Educação a participar na elaboração de lanches saudáveis, a realizar durante o mês de abril, tendo como base o “Guia para lanches escolares saudáveis”.
Relativamente ao guia acima mencionado “Guia sobre lanches escolares saudáveis”, apresentam-se algumas regras simples para a constituição de um lanche saudável, descrevem-se os alimentos que devem fazer parte das lancheiras escolares, nomeadamente os alimentos “a privilegiar”, a consumir “de vez em quando” e “a evitar”, bem como as suas características nutricionais. É apresentada uma checklist de verificação de um lanche saudável e diferentes estratégias para incentivar as crianças e jovens a valorizarem e a apreciarem lanches saudáveis. A melhoria dos hábitos alimentares só será possível se formos todos agentes promotores da alimentação saudável nas muitas escolhas alimentares que fazemos ao longo do dia.
Alguns dos lanches saudáveis elaborados pelos alunos foram compilados num mural digital, que pode consultar AQUI. Assista, também, a um curto vídeo, em que um aluno exemplifica a sua preparação de lanches.
Comer melhor, uma receita para a vida!
Pode também ler um artigo sobre a alimentação na Paralisia cerebral.

As Coordenadoras de Saúde,

Isabel Moreira e Diana Costa