Cancel Preloader

Festa das Colheitas 2019

  • Avelino Oliveira
  • 14 Out, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Mantendo a tradição já enraizada na Escola Básica de Forjães, realizou-se no dia 11 de outubro mais uma edição da Festa das Colheitas. A noite, já a cheirar a outono, esteve bastante amena e agradável, o que permitiu cumprir o programa que estava previsto, com várias atividades proporcionadas a toda a comunidade escolar.

Como tem sido hábito, os alunos de algumas escolas do Agrupamento apresentaram alguns números de danças tradicionais e músicas alusivas à época, desde o Pré-escolar ao 3.º Ciclo. A nossa escola, com a ajuda imprescindível do Sr. Manuel Carlos, do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, preparou os alunos para a apresentação de danças tradicionais do nosso património e folclore, como “Margarida Moleira”, “Rato”, “Encadeia” e “A minha saia velhinha”, brilhantemente interpretadas por todas as crianças.

E como a festa não se faz sem “aconchegar” o estômago, os pais e encarregados de educação prepararam várias iguarias, disponibilizadas nas barraquinhas para o efeito, com tal afluência que não houve “mãos a medir” para servir toda a gente.

A animação foi constante, não faltando as tradicionais concertinas e momentos de folclore, com a presença do Grupo de Dançares e Cantares de S. Paio de Antas.

Foi, sem dúvida, um evento que evidenciou a comunhão entre todos os intervenientes, em prol de uma escola dinâmica e aberta à sua comunidade.

Docentes EB Forjães (Pré-escolar e 1. º Ciclo)