Cancel Preloader

Exposição de encerramento do Projeto Rotas do Oceano

  • João Paulo Ramos
  • 12 Dez, 2022
  • 0 Comentários
  • 3 Mins Read

Atualização de 12.12.2022

Atividade de encerramento sdo Projeto “Rotas do Oceano – explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”

No passado dia 10 de dezembro decorreu, no Forte S. João Batista, o evento de encerramento do projeto “Rotas do Oceano – explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”.
O “Rotas do Oceano”, uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul), tem como objetivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, do pré-escolar ao 3o ciclo de ensino, capacitando as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.
O evento consistiu na apresentação pública do projeto, nomeadamente dos seus resultados, como o livro e exposição, pela equipa da Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, contando com a moderação de Amélia Polónia, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e com as intervenções de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, Alexandra Roeger, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Paula Cepa, Diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
Seguiu-se um momento de reflexão em torno de temas centrais ao projeto, a Educação, o Oceano e Futuro, bem como do seu potencial efeito multiplicador a outros territórios, constituindo um exemplo de boas práticas na promoção da Literacia do Oceano.
O evento terminou com a visita à exposição (também patente nas Piscinas Foz do Cávado até o próximo domingo, dia 18) que retrata a diversidade de atividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores deste Agrupamento, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e contribuindo efetivamente para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.
O projeto Rotas do Oceanos é financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS e contou com o apoio da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, DOCAPESCA, Escola Profissional de Esposende, Associação Forum Esposendense, Município de Esposende e do Parque Natural Litoral Norte.

Sobre os EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.”
Saiba mais em eeagrants.gov.pt

Sobre projeto Rotas do Oceano https://rioneiva.com/rotas      Registos fotográficos disponíveis AQUI


Entre os próximos dias 8 a 11 de dezembro, terá lugar, no Forte de S. João Batista de Esposende e nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, a exposição do Projeto “Rotas do Oceano – explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”, aberta ao público, entre as 10h00 e as 17h00.

O projeto ‘Rotas do Oceano’, uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul), tem como objetivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, do 1.º ao 3.º ciclos de ensino, capacitando as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.

Esta aspiração e missão surge do reconhecimento de Esposende, enquanto contexto único pelo seu vasto património material e imaterial marítimo. Surge, também, da necessidade de fomentar uma maior proximidade entre a comunidade escolar e o território onde se insere, através de novos métodos pedagógicos.

A exposição Rotas do Oceano pretende retratar a diversidade de atividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores deste Agrupamento, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e vários agentes locais, contribuindo efetivamente para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.

O projeto Rotas do Oceanos é um projeto financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS.