Cancel Preloader

Encontro de conhecimentos!

  • José Pinho
  • 21 Mai, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Ver e ouvir para aprender!

Nos dias 7 e 19 de maio, duas turmas do pré-escolar da EB de Forjães visitaram o CAAEE (centro de apoio à aprendizagem com ensino estruturado) para conhecerem um pouco mais sobre o dia a dia dos alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA) e as estratégias implementadas para eles aprenderem e comunicarem; um pouco mais porque cada turma do pré-escolar acolhe um menino com PEA.

No dia 7, a educadora Teresa começou por contar a história “Meninos de todas as cores”, adaptada com SPC (símbolos pictográficos de comunicação), uma comunicação aumentativa e alternativa que ajuda muitos alunos a perceber o conteúdo da história. E que bela mensagem nos trouxe esta história! Todos diferentes, mas iguais; portanto, devemos sempre ajudar o outro e socializarmos com todos.

No dia 19, foi a aluna Eduarda Marinho, do 7.º ano, que, mais uma vez, veio ler uma história no CAAEE: “Docinho de Morango: espetáculo de ballet”.

A professora Natália transmitiu algumas especificidades dos alunos com PEA, mostrou algumas formas de comunicar com os alunos que não falam – fotografias, símbolos e língua gestual. Ai, que grande diversão!

Mostrou, ainda, os vários espaços onde os seus alunos desenvolvem as suas competências – salas estruturadas segundo o modelo Teacch, Casa Funcional (com cozinha, quarto e lavandaria) e sala de Snoezelen (sala multissensorial, que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão).