Cancel Preloader

Encontro com o escritor José Torres Gomes

  • João Paulo Ramos
  • 16 Dez, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read
Os alunos das diferentes turmas do 1.º Ciclo e do Pré-Escolar da EB de Forjães e da EB de Goios tiveram estes dias, um encontro com o escritor José Torres Gomes.
Foi apresentado o livro Zé Trinca-Espinhas e as Letras do Lago. Um livro que nos conduz pelas histórias à beira mar, com diferentes animais e com os quais este Zé Trinca-Espinhas se sentia mais próximo do que com os humanos seus semelhantes. A aprendizagem do alfabeto e a possibilidade de se exprimir em palavras o que sentia permitiu-lhe ter ao pé de si um companheiro de estimação, justamente um livro.
E ainda, O Elefante Branco, aos mais novos. O livro coloca-nos uma história simples, a de um elefante que tem uma cor pouco comum e que vive a vida com profunda tristeza. Como superará a sua tristeza?

As sessões foram muito positivas, pela apresentação feita pelo autor, pela leitura de alguns excertos e do texto integral no segundo caso, e pelas perguntas feitas pelos alunos. Realizou-se o contacto com dois livros, duas histórias com valores de cidadania, de dedicação ao mar, aos outros, à experiência da aprendizagem. E ficou em muitos momentos essa ideia há muito conhecida e comprovada, as palavras e as histórias dos livros são desenhos de tinta, são imagens onde se escrevem experiências de vida. Os livros têm em si vidas escritas e com eles aprendemos sempre algo que não conhecíamos e que nos permite reconhecer num outro.