Cancel Preloader

Enche aqui o teu cantil

  • João Paulo Ramos
  • 23 Abr, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

AEARS pioneiro no consumo de água da rede pública

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio desenvolve, no seu Plano Anual de Atividades, os Programas Nacionais Eco-Escolas, Escola Azul e Escola Cidadã. Os objetivos estabelecidos em cada programa são direcionados no sentido da defesa do ambiente em geral, na preservação da água e na consciência cívica e individual. Seguindo a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio deixou de vender nos seus bares escolares água engarrafada e, consequentemente, de produzir resíduos plásticos. Nesse sentido, lançou o repto à Câmara Municipal de Esposende e à Esposende Ambiente, no final do ano letivo anterior, para que apoiassem a instalação, nas suas escolas, de pontos de recolha de água e disponibilização de cantis aos alunos.

É neste enquadramento que, desde setembro, os alunos apenas consomem água da rede pública, que, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Dr. Paulo Marques, “é 100% segura, como atesta, ano após ano, há mais de uma década, o selo de qualidade atribuído pela entidade reguladora ERSAR, responsável pela certificação da água para consumo”.

Aceite o desafio, o município e a Esposende Ambiente decidiram estender a iniciativa às outras escolas do concelho, sob a forma de uma campanha de promoção do consumo da água da torneira, que foi lançada no dia 22 de março, Dia Mundial da Terra.

Na cerimónia do lançamento da campanha, o Presidente da Câmara Municipal, Arq.º Benjamim Pereira, manifestou a convicção de que as novas gerações estão sensibilizadas para as problemáticas ambientais e, nesse sentido, totalmente disponíveis para adotar posturas de preservação do ambiente que contribuam para a mudança de comportamentos, tendo em vista o bem-estar da população e a “saúde” do planeta.

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio congratula-se com esta campanha e compromete-se a continuar a incutir nos seus alunos pequenos gestos como a reciclagem e a separação dos resíduos, a poupança de água e de eletricidade, a compostagem, o cultivo de hortas biológicas, entre outros.