Cancel Preloader

Eleições – Associações de Estudantes

  • João Paulo Ramos
  • 05 Nov, 2021
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

EBF

No dia 8 de outubro, na Escola Básica de Forjães, deu-se início ao processo eleitoral para formação da associação de estudantes, com a afixação em lugar de estilo, de todos os procedimentos a considerar.
Na data prevista para a entrega de listas de candidatos, foram apresentadas duas, a lista A e a lista C.
Este ano, e porque ainda se vive a situação pandémica, a campanha eleitoral foi feita através de um vídeo, realizado pelos alunos das respetivas listas. Este vídeo foi, depois, apresentado a todas as turmas, pelo Diretor de Turma, que teve também um papel preponderante na consciencialização dos alunos no que diz respeito ao dever cívico e ao espírito democrático dos alunos.
No dia dezanove de outubro, foi dia do ato eleitoral, os alunos fizeram cumprir o seu dever cívico e votaram. Pelas 15h15 as urnas foram encerradas e procedeu-se à contagem dos votos por parte da assembleia eleitoral. No final foi divulgado o resultado tendo saído vencedora a lista A, que tomou posse no passado dia 26 de outubro.
Os alunos quer de uma lista quer de outra estiveram à altura do desafio, fazendo cumprir o previsto em todos os procedimentos e mantendo uma postura de respeito em todo o processo.
Estão todos de Parabéns!


EBARS

Já na Escola Básica António Rodrigues Sampaio, decorreu no dia 5 de novembro a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes, tendo sido eleita a Lista L, única que se apresentou a sufrágio.

A cerimónia, cuja abertura contou com um momento musical proporcionado por dois alunos, foi conduzida pela coordenadora do processo eleitoral, prof.ª Rosa Silva, contando com a presença dos vários delegados e subdelegados de cada turma, de alguns Assistentes Operacionais e Professores.

Conforme teve oportunidade de salientar a Diretora, Paula Cepa, a participação dos alunos na vida da sua Escola / do seu Agrupamento reveste-se da maior importância. O mesmo sucede no que diz respeito ao desenvolvimento do espírito de associativismo, às vivências democráticas e de sentido cívico, que são parte integrante das Aprendizagens Essenciais.

A sessão foi finalizada com um breve discurso da nova presidente da AE, Maria Silva, que, após um momento inicial de agradecimentos, demonstrou a sua determinação em levar a bom porto as intenções a que, em conjunto com a ação da sua equipa e de todos os alunos da escola, se propõe realizar.

Assista AQUI a um curto vídeo da sessão.


A comunidade educativa do AEARS deseja um bom mandato a cada uma das novas equipas das AE da EBF e EBARS, estando a Direção disponível para colaborar na concretização das atividades que se propõem realizar.