Cancel Preloader

EBARS – Parlamento dos Jovens – À conversa com Jorge Ferreira

  • João Paulo Ramos
  • 18 Dez, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Continua, na EBARS, o debate do tema proposto anualmente pelo Programa Parlamento dos Jovens, Ensino Básico, Fake News: estratégias para combater a desinformação, recorrendo ao convite a entidades/individualidades externas.

 

No dia 16 de dezembro, com a presença de Jorge Ferreira, representante do jornal NSemanário – Esposende e Barcelos, decorreu a segunda sessão com todos/as os/as alunos/as que integram as três listas candidatas à eleição de deputados à Sessão Escolar e os/as alunos/as da turma do 7.ºMD, acompanhados pela coordenadora do Programa na escola, professora Isabel Morais
Debateu-se a desinformação e as fake news no jornalismo do século XXI. Foram apresentadas estratégias de combate à desinformação/fake news e reforçada a importância de se promover o jornalismo de qualidade. Os/As alunos/as tiveram a oportunidade de apresentar as suas medidas eleitorais através das questões apresentadas, de verem esclarecidas algumas dúvidas e de encontrar ideias e sugestões para continuarem com a reflexão sobre o tema deste ano.

Desta forma, vai-se cumprindo com alguns dos objetivos do Programa, a saber:
– Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
– Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
– Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Foi mais uma sessão de trabalho bastante profícua, esclarecedora e elucidativa para todos/as os/as presentes.