Cancel Preloader

EBARS – Parlamento dos Jovens | À conversa com a Polícia Judiciária

  • João Paulo Ramos
  • 09 Dez, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Por Isabel Morais

No dia 9 de dezembro, decorreu, na E. B. 2,3 António Rodrigues Sampaio (EBARS), uma sessão de sensibilização sobre criminalidade informática, com a colaboração de dois inspetores do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, de Braga.


Esta sessão, realizada no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, Ensino Básico, cujo tema este ano é Fake News: estratégias para combater a desinformação, constituiu o início de uma sequência de sessões de reflexão, com a presença de convidados internos e externos, sobre a problemática em questão. Estiveram presentes todos/as os/as alunos/as que integram as três listas candidatas à eleição de deputados à Sessão Escolar e os/as alunos/as das turmas do 7.º MC, 7.º MD e 9.º MC, acompanhados pelos/as respetivos/as professores/as.
De uma forma bastante cativante, os senhores inspetores da Polícia Judiciária começaram por estabelecer a diferença entre PJ, PSP e GNR, na sequência de um pedido de esclarecimento por parte de um aluno do 7.º MD. Transmitiram diversa informação sobre crimes cometidos através das redes sociais e focaram-se, depois, no tema em debate no Parlamento dos Jovens, Ensino Básico, acima referido. Alertaram para os riscos cibernéticos e sugeriram medidas de precaução na utilização das redes sociais.
A sessão terminou após momentos de pergunta-resposta entre os senhores inspetores e os/as alunos/as.