Cancel Preloader

EBARS na Assembleia da República

  • Avelino Oliveira
  • 13 Abr, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

No dia 12 de abril, a aluna Edite Rolo e o aluno Paulo Barreiro foram eleitos deputados à Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens.

A eleição aconteceu durante a Sessão Distrital/Regional, cuja Mesa foi presidida pela aluna, também da EBARS, Letícia Barbosa, realizada na E.B. Dr. Francisco Sanches, em Braga.

Este ano, esta Sessão aconteceu por videoconferência e contou com a presença de dois deputados efetivos de cada uma das 39 escolas do ensino básico, do distrito de Braga.

O Programa Parlamento dos Jovens, coordenado na EBARS pela professora de geografia, Isabel Morais, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; outra Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

O tema em debate, na edição 2019/2021, tem sido “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação”.

Constituem objetivos desta iniciativa: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; entre outros.

Perspetiva-se que a Sessão Nacional do Ensino Básico decorra nos dias 31/05 e 01/06 de 2021, na Assembleia da República, em Lisboa.

Isabel Morais