Cancel Preloader

Dia Nacional dos Moinhos

  • João Paulo Ramos
  • 11 Abr, 2022
  • 0 Comentários
  • 57 Secs Read

No dia 7 de abril, as turmas do 5MA e 5MC fizeram uma caminhada, um percurso e uma visita aos moinhos de Abelheira, para comemorar o Dia Nacional dos Moinhos. Esta atividade foi articulada entre as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e a Biblioteca Escolar.

No lugar de Abelheira, existem sete moinhos centenários, anteriores a 1742, representando um museu vivo de tecnologias tradicionais que se dedicavam à moagem do milho. Três destes moinhos pertencem ao Município de Esposende, que pretende instalar num deles um espaço de receção, recordando como era moer os grãos de milho. Outro moinho será dedicado ao ciclo do pão e à etnografia a ele associada, vivência de histórias e de saberes tradicionais relacionados com a produção de pão: do grão à farinha. O último será um moinho designado por Moinho do Futuro Energético e abordará a temática: o futuro da energia.

Os alunos ouviram as intervenções do vereador, Sérgio Mano, dos responsáveis e proprietários de alguns moinhos, receberam postais ilustrativos e tiveram oportunidade de ver o interior de um moinho reabilitado.