Cancel Preloader

Dia Mundial do Cancro

  • João Paulo Ramos
  • 21 Fev, 2020
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

EB de Forjães no site oficial do Dia Mundial do Cancro

No passado dia 4 de fevereiro, assinalou-se, a nível mundial, o Dia do Cancro. Todos os anos é escolhido um país que propõe atividades a desenvolver nas diferentes instituições (Escolas, Hospitais, Câmaras Municipais …) de todo o Mundo. Este ano foi a vez Canadá!
Ciente da pertinência desta temática, a Escola Básica de Forjães, já há alguns anos se tornou parceira da Liga Portuguesa Contra o Cancro e se associa a este evento. Desenvolve algumas das atividades propostas, como forma de consciencializar os alunos para a importância dos hábitos de vida saudável, do apoio às pessoas que lutam contra esta doença, adquirirem mais conhecimentos acerca da temática, assentes em informação fiável e científica, e reconhecerem que o diagnóstico precoce é um passo importantíssimo nesta luta.
Este ano, o trabalho da nossa Escola foi publicado no SITE OFICIAL DO DIA MUNDIAL
DO CANCRO.

Consulte aqui: https://www.worldcancerday.org/map-activities#!?viewall=on

A todos os que tornaram possível esta atividade (alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais), um grande obrigado!


Dia Mundial do Cancro

Assinalou-se, no passado dia 4 de fevereiro, mais um Dia Mundial do Cancro. O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, enquanto parceiro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenvolveu diversas atividades, que decorreram entre os dias 4 e 14 do corrente mês, de forma a envolver toda a Comunidade Educativa (alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais). Destacamos:

– o concurso “Personalizar o poster do Dia Mundial do Cancro”, do qual saíram vencedores o aluno Miguel Costa, da turma 6FA, na categoria 2.º ciclo, e o grupo constituído pelas alunas Beatriz Quesado, Maria Inês Sá e Maria Faria, do 9FA, na categoria 3.º ciclo;
– a visualização de um vídeo, enviado pela Liga, em contexto sala de aula, seguido de reflexão à volta das seguintes questões: “Qual é o contributo mais importante que posso dar na luta contra o cancro?” e “O que mais gostava que acontecesse em termos de progresso na luta contra o cancro?”.

Em relação aos contributos na luta contra o cancro, os alunos apontaram a vida saudável, a mudança de hábitos alimentares, a angariação de dinheiro para que haja melhores equipamentos para combater o cancro, a sensibilização para prevenção, o apoio da família e amigos na luta contra o cancro, etc …

Como progressos nesta luta destacaram a invenção de uma vacina e tratamentos que erradicassem a doença;
– a construção de um mural onde a comunidade foi convidada a tirar fotografias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *