Cancel Preloader

Dia Internacional da Pessoa com deficiência

  • João Paulo Ramos
  • 06 Dez, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas, tem como finalidade a consciencialização da população para o respeito pelas pessoas com deficiências.

Conscientes da importância desta temática e da necessidade de mudança de mentalidades, o departamento da Educação Inclusiva, em colaboração com o grupo de Educação Física, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, assinalou a data com a Caminhada pela diferença.
Com a tónica da Inclusão que tanto carateriza o nosso agrupamento, alunos, professores e assistentes operacionais, caminhamos, neste dia 3 de dezembro, desde a escola sede do Agrupamento, em Marinhas, até ao centro da cidade de Esposende, pela ecovia do litoral.

Durante a caminhada, fomos abordando a população, sensibilizando-os para o respeito pela diferença, deixando a mensagem de que queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza desigualdade, distribuindo marcadores de livros alusivas à data. Ao ritmo de cada um, caminhámos juntinhos e todos chegamos à meta… afinal, ninguém é melhor ou pior, apenas DIFERENTE!

Certos do impacto desta caminhada, cumprimos a nossa missão de sensibilização da população para um mundo mais inclusivo e equitativo, impulsionador de aproximação e não de descriminação.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” (Paulo Freire)


E porque vale a pena, veja/reveja o nosso documentário Uma escola para todos (junho 2021)