Cancel Preloader

Dia Internacional da Família na turma GB, 1.º Ano, da EB de Goios

  • Avelino Oliveira
  • 17 Mai, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Comemorando-se a 15 de maio, o Dia Internacional da Família, os alunos do primeiro ano da EB de Goios debruçaram-se durante esta semana sobre a temática.

Das atividades que levamos a cabo, fizeram parte leitura de histórias, audição e entoação de músicas e pequenas reflexões, práticas e sentidas, como deve acontecer com crianças de 6 ou 7 anos, do que representa para cada uma das crianças a sua família.

Transcrevemos o resultado das nossas reflexões e concluímos que para estes meninos, família é essencialmente proteção e amor. Nas frases que quiseram escrever, utilizaram palavras como “união”, “porto de abrigo”, “respeito”, “carinho” e “abraços”. Nos pensamentos mais profundos até se comparou a família a uma estrela brilhante ou uma rosa perfumada.

Compreendemos que todas as famílias são diferentes e que nenhuma delas é perfeita, mas também compreendemos que todas podem ser completas e encher-nos de amor na sua imperfeição.

Falamos sobre gratidão e reconhecemos que para vivermos em harmonia na família (e não só) temos, muitas vezes de nos ajustar e moderar comportamentos.

Foi uma semana profícua na consolidação da representação do Valor da Família, que deverá ser sempre a nossa principal estrutura.

Depois da abordagem mais teórica ao tema, pusemos o coração na pontinha dos dedos e cada criança deu corpo à sua família, representando-a, com materiais e objetos da natureza que as famílias carinhosamente “colheram” em conjunto.

Foi uma semana de muito trabalho, descobrimos que todos temos uma veia de artistas; que podemos ser carpinteiros e costureiras e que quando trabalhamos com o coração, as nossas mãozinhas não nos colocam limites!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *