Cancel Preloader

Congresso Internacional “Sistemas de Informação do Meio Marinho”

  • João Paulo Ramos
  • 14 Fev, 2020
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Nos passados dias 6 e 7 de fevereiro, realizou-se, no Hotel Axis, em Ofir, Esposende, o Congresso Internacional “Sistemas de Informação do Meio Marinho”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Empresa Municipal Esposende Ambiente, que se integra como uma das ações na área da comunicação e divulgação do projeto OMARE, financiado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020.

O convite do Município de Esposende, estendido a todas as escolas e agrupamentos do concelho, foi imediatamente aceite pelo grupo disciplinar de Geografia, que, no âmbito dos conteúdos “Dinâmica do Litoral”, levou duas turmas de 7.°ano de escolaridade ao referido congresso (uma da EBARS e outra da EBF).

Para os nossos alunos, foi uma extraordinária experiência, perante mais de uma centena de convidados, maioritariamente cientistas e técnicos ligados de alguma forma ao mar. Os nossos alunos tiveram uma oportunidade única, que não desperdiçaram, participando com todo o interesse e empenho, e desfrutaram bem a oportunidade de contactar diretamente com os cientistas presentes durante o coffee break, maravilhados com a presença de jovens de tão tenra idade ali presentes. Quanto aos oradores, e citando apenas os escutados pelos nossos alunos, houve enorme atenção, deleite e aprendizagem ao escutar Vasco Ferreira, do Projeto OMARE, Ester Serrão, do Parque Natrual da Arrábida, José Bouzas, do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza, Matthew Frost, Presidente da MARS (Europeen Network of Marine Stations), Mike Weber, Diretor da Estação do Litoral da Aguda, Manuel Biscoito, Diretor da Estação de Biologia Marinha do Funchal, e Manuel Figueiredo, Diretor do IPMA (Instituto Português do mar e da atmosfera).

Agradecendo o convite do município, e o apoio do agrupamento, resta-nos esperar ansiosamente por nova oportunidade, na certeza que os alunos presentes jamais esquecerão este dia.