Cancel Preloader

Concurso Nacional de Leitura 2023

  • João Paulo Ramos
  • 06 Jun, 2023
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

Atualização de 06/06/2023

Maya Santos, aluna do 1º ciclo da EB de Pinhote, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, Esposende, conquistou o 3.º lugar na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no passado dia 3 de junho.

Com a conquista do 3.º lugar, entre alunos de todo o território nacional, Maya Santos representou superiormente Esposende, neste que é o maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem. Organizado por escolas, bibliotecas escolares e bibliotecas públicas de todo o país, o Concurso Nacional de Leitura visa estimular hábitos de leitura colocando à prova competências de expressão escrita e celebrando o Livro e a Leitura.
A fase final desta 16 ª edição decorreu no Centro Pastoral de Torres Vedras e contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, da comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, e da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
Parabéns aos participantes, em especial às três Esposendenses, lá representadas.
Um louvor especial à nossa aluna Maya, à sua família e às docentes envolvidas neste processo.


Atualização de 30/05/2023

A Final da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura acontece a 3 de junho, em Torres Vedras, das 10h00 às 17h00. Um dia de festa para os finalistas que irão partilhar as suas leituras.  Esta é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027. Na edição de 2022-2023, participaram cerca de 7800 alunos de Portugal e do estrangeiro e foram lidas cerca de 1000 obras, sugeridas pelas escolas e bibliotecas municipais.

A festa da Final CNL contará com a presença da Maya Santos, aluna do 4º ano da EB de Pinhote, do agrupamento ARS, na companhia de mais duas Esposendenses.
Muitas felicidades e parabéns a todas.


A fase intermunicipal do CNL da zona do Cávado realizou-se hoje, dia 20 de abril, na Biblioteca Municipal de Amares. Os diferentes ciclos prestaram provas, a partir dos seguintes livros:

1.º ciclo: A minha família, de António Mota;

2.º ciclo: Confio na mudança, de Margarida Fonseca Santos;

3.º ciclo: A música dos ossos, de David Almond.

Os alunos que participaram nesta fase do CNL foram abaixo indicados:

1.º ciclo: Luís Filipe Fernandes e Maya Santos;

2.º ciclo: Inês Faria R. Magalhães e Vasco Silva Nogueira;

3.º ciclo: Maria Eduarda Marinho.

Esperamos que tenham apreciado o dia com as atividades à volta da leitura e damos os parabéns a todos os alunos  pelo seu empenho, destacando de forma especial a aluna Maya Santos, que vai participar e representar o AEARS na final do Concurso Nacional de Leitura deste ano.

Mais informação disponível no Blogue da Biblioteca