Cancel Preloader

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

  • João Paulo Ramos
  • 08 Dez, 2023
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

Foi com muita alegria e boa disposição que o Agrupamento de Escolas Rodrigues Sampaio assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A comemoração desta data teve início no dia 3 de dezembro, com a “Caminhada Inclusiva” pela ecovia, organizada pelo departamento de educação inclusiva, em parceria com a Associação Rio Neiva e  apoio da Câmara Municipal de Esposende, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os direitos da pessoa com   deficiência e para as acessibilidades no município.  A caminhada teve início no Posto de Turismo e prolongou-se até à foz do rio Cávado, com uma paragem nas piscinas Foz do Cávado, onde foi possível verificar que todos os utentes, independentemente da sua condição física têm acesso ao edifício, nomeadamente através de rampas e elevador. De regresso ao centro da cidade, respeitando o ritmo da cada um, foi possível constatar o caminho que já foi percorrido em prol da inclusão e o que ainda falta percorrer, para que sejamos efetivamente uma sociedade equitativa que responda às necessidades de todos e de cada um.

No dia 4 de dezembro, em contexto escolar, com o intuito de reforçar a mensagem do direito à diferença, o departamento de Educação Inclusiva promoveu uma atividade a realizar em todas a turmas do agrupamento. Esta atividade consistiu na visualização de um pequeno filme/ canção alusivo à deficiência e a exploração do mesmo. Posteriormente, os alunos escreveram mensagens sobre a deficiência/ diferença em fitas que colocaram no gradeamento exterior da escola.

Dando continuidade a esta comemoração, nos dias 4 e 5 de dezembro, nos vários estabelecimentos do Agrupamento desenvolveram-se, em simultâneo, várias iniciativas. Nas escolas do 1º ciclo, realizou-se a demonstração do desporto paraolímpico Goalball, um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual, baseado nas perceções tátil e auditiva. O objetivo do jogo é fazer rolar a bola para dentro da baliza adversária enquanto os jogadores oponentes tentam bloquear a bola com o corpo. Guizos existentes no interior das bolas ajudam a orientar os jogadores, indicando-lhes a direção do avanço da bola. Por isso, durante a realização do jogo, é exigido silêncio absoluto no local, para que os jogadores possam reagir instantaneamente à bola. Foi com entusiasmo e curiosidade que os alunos do 1º ciclo jogaram e experimentaram a necessidade de recorrer a outros sentidos, quando privados de um deles, neste caso da visão.  Nas mesmas datas, realizou-se a Ação de sensibilização “Quando a deficiência não faz diferença”, direcionada às turmas do 2º ciclo. Uma apresentação na primeira pessoa, a história de vida da professora Ana Teresa Paço, docente de Educação Especial no nosso Agrupamento. Uma história de sucesso e superação que contagiou e «aqueceu» os corações de todos os elementos da comunidade educativa. A Ana revelou-se uma inspiração para todos nós!

A comemoração desta data teve como objetivo principal a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para Todos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *