Cancel Preloader

Comemoração do Dia do π (pi) no AEARS

  • João Paulo Ramos
  • 15 Mar, 2022
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O dia 14 de março é uma data comemorativa em homenagem à constante π, usada para cálculo das medidas de uma circunferência. O aniversário do conjunto numérico mais conhecido e curioso do mundo é celebrado em 14 de março (14 do 3) porque o início do número representado por esta letra grega é 3,14. É a relação entre o perímetro e o diâmetro de um círculo (π=Pd) e alguns dos seus algarismos são 3,14159265358979323846…

Trata-se de um número infinito, sendo matematicamente designado por dízima infinita não periódica, o que o coloca no conjunto dos números irracionais. Foi estudado desde a antiguidade (existem registos atribuídos aos egípcios- Papiro de Rhind ou papiro de Amósis – documento egípcio de cerca de 1 650 A.C.) onde é determinado com apenas um algarismo, até aos dias de hoje onde já foi calculado com mais de 31 415 926 535 897 casas decimais.

Este número especial é dado a conhecer aos nossos alunos logo desde o 2.º ciclo, motivo pelo qual se decidiu comemorar a data nas duas Escolas Básicas do Agrupamento (EBARS e EBF). Alguns exemplos desta comemoração podem ainda ser visitados através dos “estendais” de T-shirts que se encontram nos espaços comuns das duas escolas. Outros exemplos poderão ser visualizados nas fotos e nos vídeos disponibilizados em diversos locais da internet, nomeadamente no site do Agrupamento.

Vídeo

Um bem haja a todos os intervenientes e colaboradores. Viva(m) a Matemática e viva(m) o dia do π (pi).

Pelo representante da área disciplinar de Matemática,

Vítor Meira

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *