Cancel Preloader

Avaliação Externa do Agrupamento

  • João Paulo Ramos
  • 20 Jan, 2020
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Decorre, desde o passado dia 13 e até ao próximo dia 23 de janeiro, a Avaliação Externa do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Esta ação visa, entre outros objetivos, a identificação de pontos fortes e áreas prioritárias, com vista à melhoria do planeamento, gestão e ação educativa, por parte de uma equipa constituída por dois inspetores da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, e por dois peritos externos, neste caso da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Na manhã do dia 20 de janeiro, a Diretora, Paula Cepa, fez a apresentação do Agrupamento, num auditório repleto de entidades da comunidade educativa deste Agrupamento e representativa do Concelho de Esposende. O momento serviu para explanar o Projeto Educativo em curso, ForMar Cidadãos, Agentes de Mudança, bem como o funcionamento dos diversos estabelecimentos de ensino, no que diz respeito aos novos normativos pedagógicos ao nível da Educação Inclusiva e da Flexibilidade Curricular. Esta sessão contou, também, com os testemunhos de uma Encarregada de Educação, de uma docente e da consultora da DGESTE-Norte do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.
A metodologia de trabalho, que em momentos anteriores passou pela aplicação de questionários de satisfação a alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente, pela análise documental e de informação estatística relativa à escola, aos resultados (escolares e sociais), e pela observação da prática educativa em diversos estabelecimentos e níveis escolares, continua, agora e ao longo dos restantes três dias, com visitas a algumas escolas do Agrupamento, e com entrevistas aos mais diversos membros da comunidade educativa.