Cancel Preloader

Aula de Campo de Geografia | Parque Natural do Litoral Norte

  • João Paulo Ramos
  • 11 Jun, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

Três turmas do sétimo ano da E. B. António Rodrigues Sampaio fizeram o “Trilho entre o Cávado e o Atlântico” do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN)

Nos dias 3 e 11 de junho, durante duas horas, os alunos do sétimo ano da E. B. António Rodrigues Sampaio, percorreram os passadiços da margem esquerda do estuário do Cávado, passaram sobre o miradouro da sua foz e terminaram percorrendo as areias da praia de Ofir.

Esta atividade, dinamizada pela professora de Geografia, Isabel Morais, contou, mais uma vez, com a parceria do PNLN, através do técnico responsável, Dr. Artur Viana, e de alguns estagiários. Contou, ainda, com a colaboração dos professores de Ciências Naturais, António Soares e Rui Campos, da professora de Físico-Química, Ana Paula Ribeiro, e da Auxiliar de Ação Educativa, Andreia Nunes.

Surgiu no culminar da abordagem da temática “Dinâmica do litoral”, do Tema II- Meio Natural, da disciplina de Geografia. Serviu para consolidar conhecimentos sobre conceitos relacionados com rede e bacia hidrográfica, geomorfologia e erosão costeira, ocupação antrópica do litoral, suas consequências e medidas de mitigação.

Este foi mais um momento em que os alunos desenvolveram competências geográficas fora da sala de aula, integrando saberes, relacionando-os entre si e analisando criticamente a informação geográfica, o que contribuiu para a construção de uma cidadania mais participativa e consciente.

O trabalho de campo é o trabalho por excelência da Geografia. É através dele que os alunos, em primeiro lugar, experienciam a paisagem e os seus elementos naturais e humanos, vivenciam as localidades e as suas populações, verificam as diferentes configurações espaciais dos fenómenos geográficos e a sua correspondente representação. Com o trabalho de campo, os alunos confrontam-se com o ambiente real onde se podem desenvolver as competências da educação geográfica. Uma aula de campo é um dia de trabalho divertido e motivador, é também uma quebra das rotinas do trabalho na sala de aula. Uma excelente forma de concluir o Programa de Geografia do sétimo ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico.