Cancel Preloader

Alunos da EBARS recebidos na Câmara Municipal de Esposende

  • João Paulo Ramos
  • 07 Jan, 2022
  • 0 Comentários
  • 2 Mins Read

No dia 07 de janeiro do corrente, o aluno Daniel Sá, número cinco, e a aluna Mariana Magalhães, número dezasseis, da turma do 8MD, acompanhados pela professora de geografia, Isabel Morais, e pela professora bibliotecária, Augusta Almeida, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio (EBARS), foram recebidos, na Câmara Municipal de
Esposende, pelo Senhor Vereador António Sérgio Moreira Mano, responsável pelas áreas funcionais Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo; Agricultura e Pescas; Comércio e Indústria; Turismo; Mercados, Feiras e Venda Ambulante; Metrologia; Trânsito e Mobilidade, no âmbito da implementação do projeto “Pense indústria i4.0”, promovido pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal, de Vila Nova de Famalicão.
Com atividades dinâmicas, “o projeto atua ao nível da sensibilização, atração e capacitação dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para as áreas de saber e profissionais no âmbito de IoT (Internet of Things), tecnologias, digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição
energética, economia circular e sustentabilidade”.
A edição deste ano tem enfoque na indústria 4.0, através de quatro atividades principais:

• Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0 (palestras nas Escolas);
• Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0;
• Concurso de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo F1 in Schools;
• Concurso Nacional IoT Isto é uma ideia.

Com a primeira atividade, já realizada no primeiro período, os/as alunos/as da EBARS e da EBF conheceram a coordenadora nacional do projeto, Dra. Sofia Pelayo, e tomaram conhecimento de boas práticas de inovação, Robots; Impressoras 3D; Óculos de Realidade Aumentada, Exosqueletos, entre outras tecnologias i4.0.

A segunda atividade está prevista para os dias 17 e 25 do corrente, para os/as alunos da EBARS e da EBF, respetivamente. Esta atividade implica a visita ao CITEVE de Vila Nova de Famalicão e a realização de Workshops de Tecnologias i4.0.

A quarta atividade, no âmbito da qual surgiu a necessidade de os alunos serem recebidos pelo Senhor Vereador da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, corresponde ao Concurso Nacional “Isto é uma Ideia IoT”, o qual foi abraçado por um grupo de seis de alunos/as do 8.ºMD, da EBARS, autodenominado Team i4.0. Este Concurso visa a apresentação de ideias/soluções inteligentes e exequíveis baseadas em IoT (Internet of Things), onde os jovens são desafiados a conceber uma nova solução com conexão via internet, que torne o dia-a-dia mais smart e simples e que, preferencialmente, também contribua para um mundo mais sustentável, do ponto de vista ecológico. Pretende-se que os concorrentes apresentem a concurso, em formato de projeto, a criação de um produto ou conceito inovador”.
Após receção pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, durante quase duas horas, numa conversa bastante agradável e pedagógica, os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões e/ou de partilhar a sua ideia, que será presente a concurso, de verem esclarecidas as suas dúvidas e de serem orientados na execução do
projeto.
Um bem-haja ao Município de Esposende, que, uma vez mais, respondeu afirmativamente a uma solicitação da EBARS, em particular ao Senhor Vereador Sérgio Mano pelo seu tempo e colaboração na realização da supracitada atividade.