Cancel Preloader

A Poesia veio à Escola

  • João Paulo Ramos
  • 23 Jun, 2021
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

A EBARS recebeu, por videoconferência, o Poeta João Manuel Ribeiro. A atividade intitulada A Poesia vem à Escola com João Manuel Ribeiro realizou-se na disciplina de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar.

As turmas MA e MB do 5.º ano abraçaram esta atividade de coração cheio e com sorrisos no olhar, deram as boas vindas ao Poeta com a recitação do poema Tio Mauro e a partilha de um vídeo, previamente gravado em contexto de sala de aula, com a declamação do poema Sem Sentido(s)?, ambos da obra Poemas para Brincalhar.

Os alunos, entusiasticamente, utilizaram o questionamento como forma de saber um pouco mais acerca da “vida” do escritor, uma vez que, em sala de aula, haviam pesquisado a sua biografia e bibliografia e redigido uma entrevista com base no conhecimento apreendido, acerca deste tipo de texto. Os alunos estiveram ainda em contacto e procederam à leitura de algumas das suas obras, disponíveis na Biblioteca da Escola: Desmatematicar; Pontos sem Nó; Quem do Alto Olhar; Algazarra de Versos…

A Professora de Português agradece à Direção do Agrupamento pela sua sempre disponibilidade em interagir com os docentes, à professora Bibliotecária, pela sua grandiosa vontade, às professoras estagiárias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pela abertura em participar na atividade, aos alunos das turmas acima destacadas, pela motivação, extraordinário empenho e enorme dedicação, que sempre demonstraram ao longo de todos os projetos implementados e às colegas de Matemática e Educação Física, pela sua colaboração.

Partilhamos dois trabalhos das turmas, O Tio Mauro [5.ºMA] e Sem Sentido(s) [5.ºMB] , e um breve excerto da sessão.

Bem hajam!

A Professora, Catarina Peixoto