Cancel Preloader

Alterações Climáticas e Recursos Hídricos

  • João Paulo Ramos
  • 28 Out, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O grupo disciplinar de Geografia dando sequência ao Projeto Educativo do Agrupamento, com o lema “ForMar Cidadãos, Agentes de Mudança”, levou as turmas 8.º MA, 8.º MB, 9.º MB e 9.º MC da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, ao seminário subordinado à temática “Alterações Climáticas e Recursos Hídricos“, que se realizou no passado dia 24, no Hotel Axis Ofir, em Fão, Esposende. Esta participação só foi possível com o enorme empenho desde o primeiro minuto, quer do Agrupamento quer da Empresa Municipal Esposende Ambiente, organizadora do evento em parceria com o município.

Perante cerca de 200 participantes, maioritariamente técnicos, os nossos alunos tiveram uma oportunidade única, que não desperdiçaram, participando com todo o interesse e empenho, tendo sido realçada a relevância desta presença por parte de organizadores e oradores, na medida em que serão estes jovens os decisores do futuro.

Naquela que foi uma grande e extraordinária aula de Geografia, entre vários assuntos a que os nossos alunos tiveram oportunidade de escutar e de intervir em debate, destaca-se o alerta para os perigos que nos aguardam com a continuação das políticas que privilegiam a utilização dos combustíveis fósseis, a defesa da reutilização da água no futuro, e a vulnerabilidade do território de Esposende perante as alterações climáticas.

As alterações das características climáticas (precipitação e temperatura) de uma determinada região, de forma persistente e por um período prolongado tornaram-se nos dos maiores desafios da atualidade. A relação entre os níveis de gases de efeito de estufa na atmosfera, em particular de CO2 e o aumento do aquecimento global do planeta dos últimos 100 anos, parecem tornar inevitável uma intensificação destes fenómenos no futuro, pelo que urge estar atento, consciente, sendo necessário atuar desde já com os pequenos gestos diários que todos sabemos quais são, e que, por comodismo, muitas vezes “nos esquecemos deles”…

Mais informações na notícia do evento na página do Município de Esposende.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *