Cancel Preloader

Escola Básica António Rodrigues Sampaio recebe poetisa Sandra Baeta, ex-aluna da Escola Básica de Forjães

  • João Paulo Ramos
  • 28 Mar, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio está a desenvolver o projeto Percursos … na primeira pessoa, que consiste em receber ex-alunos que vêm relatar os seus percursos de vida após terem saído das suas escolas.
Quinta-feira, dia 28 de março, foi a vez da poetisa do nosso concelho, natural de Forjães, Sandra Baeta, ter contado o trajeto que fez após ter saído da Escola Básica de Forjães, em 2001. Numa conversa fluída e muito emotiva, a Sandra contou que concluiu o curso profissional de técnico de informática, na Escola Profissional de Esposende, e desenvolve a sua atividade profissional como comercial têxtil.
Começou por contar que descobriu a sua vontade de escrever com a idade dos alunos estavam a assistir à sessão (7.º e 8.º anos), foi escrevendo tudo aquilo que lhe apetecia, de acordo com o
seu estado de espírito.
Assume-se como uma pessoa que “tem vagueado por aí, à procura de qualquer coisa…”. Rebelde do lado de dentro, vendeu tudo o que nunca chegou a ter, para conseguir comprar terreno na lua. Ainda não conseguiu”.
A Sandra publicou o seu primeiro livro, PALAVRAS A NU. Pedaços de mim para ti, em junho de 2018, e foi esta a obra que apresentou aos alunos da EBARS, incentivando-os a perder o medo de escrever, mesmo que seja para ninguém ler.

Em jeito de preparação da sua segunda obra, deixou a seguinte dedicatória aos nossos alunos: “Aos aspirantes a sonhadores da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, para que a nudez da poesia vos desenhe o desejo de sentir tudo o que a vontade tem para descobrir”.