Cancel Preloader

5.º MD – Área Projeto [visita à lota de Esposende]

  • João Paulo Ramos
  • 21 Mar, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read
Dando seguimento ao plano de atividades definido para a disciplina da Área Projeto, a turma D do 5.º ano da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, realizou hoje uma visita à Lota de Esposende.
Depois de conhecer as embarcações utilizadas na pesca local, foi agora a vez de conhecer algumas das espécies pescadas no mar e que chegam à lota de Esposende para serem comercializadas.
A Lota de Esposende é de gestão da Docapesca e está sob a responsabilidade da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, razão pela qual fomos recebidos e fizemos uma visita guiada sob orientação de Carla Morais, colaboradora daquela entidade, a quem desde já agradecemos o saber e experiência transmitidos.
Os alunos tiveram oportunidade de ver alguns artefactos de pesca, nomeadamente as redes, as armadilhas, as bóias, os barcos e outros materiais e meios utilizados na arte. Conheceram também o ciclo do peixe, desde que é pescado até ao consumidor final que o adquire na lota, sob a forma de leilão.
Num momento muito oportuno e feliz, e com a colaboração dos pescadores locais, os nossos alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer a lampreia, um ciclóstomo, apanhado nesta altura do ano. Para além do ciclo da lampreia, que ficaram a conhecer pela boca dos mestres, as nossas crianças tiveram a possibilidade de tocar e sentir numa das iguarias mais vendidas nesta altura do ano nos restaurantes do concelho.
Foi uma atividade muito interessante, onde os nossos alunos puderam cimentar conhecimentos e adquirir outros, sob a forma de experiências, sempre marcantes nesta faixa etária, pois tal como disse um dia Albert Einstein, “a única fonte de conhecimento é a experiência”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *