Cancel Preloader

5.º MD – Área Projeto [Caminho dos Mareantes]

  • João Paulo Ramos
  • 22 Fev, 2019
  • 0 Comentários
  • 1 Min Read
A turma D do 5.º ano, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, está a abordar a temática do Mar, no âmbito da Área Projeto. Depois da participação e realização em diversas atividades, nas quais o Mar foi tema central, foi agora a vez de realizar o percurso pedestre “Caminho dos Mareantes”.
Trata-se de um percurso pedestre sinalizado, que faz parte da rede municipal de percursos pedestres e que percorre diversas ruas da cidade de Esposende, num total de cerca de 6 km. É um percurso circular, que tem o seu início na Praça de D. Sebastião, junto à estátua do rei que elevou Esposende a vila, em 1572.
Os alunos da turma tiveram a oportunidade para fazer a parte mais urbana do percurso, com o apoio de técnico do Museu Municipal, que deu a conhecer algumas das particularidades e curiosidades do património móvel da cidade. Foi possível conhecer a capela do Senhor dos Mareantes da Igreja da Misericórdia, o Palacete Valentim Ribeiro, a Igreja Matriz, a estátua de António Rodrigues Sampaio (que dá nome ao nosso agrupamento), o monumento ao Homem do Mar, a Capela e Cruzeiro de S. João, a Capela do Senhor dos Aflitos, o Pelourinho, entre outros elementos patrimoniais do percurso.
Foi uma atividade muito enriquecedora, que permitiu aos alunos um aprofundar de conhecimentos sob o tema que está a ser tratado desde o início do ano letivo e que tanto diz ao nosso concelho.
A próxima atividade, que está prevista para Março, inclui uma visita à lota e ao edifício dos estaleiros e centro de atividades náuticas, dando cumprimento ao plano de atividades definido para o presente ano letivo.